quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Opala: Dicas de motor para quem está procurando um Opala para comprar.


No artigo anterior sobre Dicas para o seu primeiro opala falamos sobre qual modelo escolher e onde encontrar cotações de Caravan e Opala.
Continuando agora com mais informações sobre o que analisar na hora que você for comprar seu opala, vamos falar do "coração" de qualquer carro: o motor.
Em carros usados esse item acaba sendo uma das maiores preocupações do comprador. E faz muito sentido, já que um problema mais sério pode transformar o sonho de ter um clássico, como o opala, em um belo de um pesadelo sem fim.
São  raras as situações onde você consegue ter um histórico do carro usado que está comprando. Manual do Proprietário então acaba virando item de colecionador.
Mas vamos ao que interessa. O que você deve verificar no seu futuro opalao (ou caravan) na hora das visitas aos anúncios ou estacionamentos/feirões que você pesquisou?
Um macete muito simples e importante, ao chegar para ver o carro, é ver se o motor está quente. Se você avisou sobre sua visita, o motor do opala pode ter sido esquentado de propósito, para esconder algum problema que ele tenha no funcionamento a frio, como falhas na aceleração ou partida pesada. Fique de olho nisso, pois se acontecer já mostra problemas com o vendedor do opala.
Puxe a vareta de óleo e verifique a "cara" desse óleo. Se ele estiver muito queimado, isso pode ser indício de vazamento de pressão dos pistões ou falta de cuidado na troca do óleo.
Peça para o dono do opala tirar a tampa do óleo e dar a partida. Verifique se o motor está partindo sem dificuldades e se está saindo fumaça pela tampa de óleo. Peca para o dono acelerar algumas vezes o carro e verifique, no carburador, se há vazamentos de combustível.Óleo com cor de café ou esbranquiçado significa vazamento de água ou combustível para dentro do motor.
Esses são testes simples que podem evitar vários problemas.
Faça uma inspeção visual no motor do opalão. O estado geral de limpeza dele (se ele estiver muito sujo, pode estar escondendo algum vazamento.
Cabos e borrachas também devem ser verificados. Mas tenha em mente que dependendo do uso anterior do carro (se era carro de garagem ou era usado pra valer), uma troca dos coxins é quase inevitável.
Eu diria que troca de velas, filtro de ar, de óleo e do óleo do motor é o mínimo que você deverá fazer para garantir que a parte de consumíveis do 4 canecos (ou 6 canecos) esteja zerada.
Falando em 4 ou 6 canecos, economia é um ponto importante para você?
Saiba que dois cilindros a mais fazem uma bela diferença e não é só no consumo de combustível.
O Opala teve 3 diferentes tipos de motores, no que diz respeito à cilindrada: o 151 (2,5 litros, 4 cil.), o 230 (3,8 litros, 6 cil., tirado de linha em 1971) e o 250 (4,1 litros, 6 cil.). Também, passou por algumas mudanças estruturais e versões especiais, como o 250-S, lançado em 1971 e que equipou os Opalas/Caravans SS até 1980, que contava com molas duplas no cabeçote, tuchos mecânicos e comando de válvulas mais agressivo. Foi também equipado por 5 modelos diferentes de carburadores.
Algumas peças dos Opalas são diferentes entre o 6 canecos e o 4 canecos, como embreagem, molas etc. E, em geral, as peças dos 6 canecos são um pouco mais caras, sem mencionar que existem muitos mecânicos picaretas, que só de ver um 6 cilindros já aumentam o preço do serviço. É triste, mas é a realidade que você vai encontrar na hora de cuidar do opala.

Quanto ao combustível, se você quer um opala com motor original a álcool, sua busca estará restrita aos carros fabricados a partir de 1980.
Se você estiver disposto a mexer no motor, desconsidere essa restrição.
Estamos preparando um material com dicas de como passar um motor, tanto 6 cilindros como 4 cilindros, da gasolina para o álcool. Como envolve alguns detalhes dos dois tipos de motor de opala, estamos fazendo com calma e assim que estiver liberado, postaremos aqui. Talvez uma série em vídeos.
Aproveitando, o que vocês preferem? Textos ou vídeos para as matérias. Os vídeos dão um pouco mais de trabalho, mas nos parece que para mostrar detalhes (como o da corrosão no pára-lamas) é a melhor opção. O que você acha?

3 comentários:

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    1. muito boa essas dicas gostei muito.
      eu tenho opala comodoro 82 motor azul eu fui trocar o óleo e fitro o cara não sabia quanto de óleo ia, ai ele colocou acho que 4 L de óleo, na vareta ta na marca do cheio, depois disso ficou saindo óleo e fumaça pelo respiro do motor, aquele que vai pro carburado, tem alguem geito de eu resolver isso?

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