quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Opala- Problemas Crônicos 1: Corrosão nos Paralamas traseiros dos Opalas


O Opala, como outros carros, possui alguns problemas crônicos de projeto, que mesmo com as correções feitas nas diversas versões, não foram de todo eliminados.
Neste texto, vamos falar de um desses problemas: a corrosão no paralamas traseiro.
Carros usados antigos acabam sofrendo mais com esse problema de corrosão. Alguns fatores contribuem para que isso aconteça, como o estado da pintura (às vezes com mais de 30 ou 40 anos),  as condições do local onde o carro usado é estacionado (se ele fica ao relento), se ele estava próximo ao litoral ou próximo à áreas industriais, onde  a existência de elementos corrosivos é maior.
Esse problema de corrosão no paralamas traseiro do Opala é uma reclamação constante dos opaleiros e no vídeo você pode verificar os pontos de maior incidência desse problema.
O perfil do paralamas e as dobras que estão presentes na parte interna dele facilitam o acumulo de umidade e de terra, o que acaba acelerando o processo de corrosão nessa região. E como ela fica escondida, as chances de você notar o problema por acaso, quando ele já estiver em estágio adiantado, é grande.
Mas fique tranqüilo, esse problema tem solução. Vamos lá:
Se você precisar de indicação das empresas que vendem essa chapa, deixe um comentário ou nos mande um email que passamos o contato delas.Algumas empresas fabricam um remendo para a parte inferior do paralamas.  Apesar da chapa desse remendo ser feita de outro material, com qualidade diferente da original, ela já vem com o perfil e com o vinco da carroceria, o que facilita o trabalho para o funileiro do seu opala.
Se você optar por esses remendos para o seu opala, lá vão algumas dicas muito importantes:
-Essas chapas são vendidas com uma demão de tinta bem econômica. Então, a melhor opção é remover toda a tinta do remendo, com uma pasta removedora de tinta, até expor o metal.  Cuidado na hora de manusear essa pasta, pois ela é irritante para a pele e para os olhos, além de ser corrosiva. Use óculos de proteção, máscara, luvas  e roupa apropriada.
-Uma vez removida a tinta original da chapa/remendo,  lave-a com água e sabão neutro e depois enxágüe com água em abundância e deixe-a secar ao sol completamente.
-Aplique um primer anti-corrosivo de boa qualidade, seguido de um primer comum.  Deixe secar completamente.
Depois disso, a peça estará pronta para recorte e soldagem.
_Na soldagem, nunca aceite que o serviço seja feito com solda oxi-acetileno ou com solda elétrica. Esses dois tipos de solda acabam deformando a peça e fragilizam a lata. A melhor opção para esse serviço são as soldas do tipo TIG ou MIG.
Ao terminar o serviço, com todos os ajustes de encaixe e montagem feitos,  faça uma limpeza completa na peça, limpando-a e secando-a completamente. A melhor opção é fazer uma pintura na parte interna do paralamas do opala com anti-ruste – uma espécie de tinta que protege a lata contra a corrosão atmosférica. Ele é bastante utilizado na indústria náutica. Nunca utilize vaselina ou graxa. Esse produtos, com o tempo, vão acumular poeira e umidade e vão, ao invés de ajudar, atrapalhar e trazer problemas para você novamente.
Faça o serviço com calma, principalmente a parte de acabamento. Às vezes a ansiedade em ver o problema resolvido faz nós esquecermos alguns detalhes importantes para que o serviço fique bem feito, que é o importante, não é mesmo?
Você já teve (ou tem) esse problema de corrosão no paralamas? Se já teve, deixe seu comentário com a solução que você utilizou.
Até o próximo texto.

2 comentários:

  1. Olá meu nome é Sivaldo. pode me passar o local onde compra esses remendos. meu email sbrartesanatodecapimdourado@bol.com.br
    fone 63984676700

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  2. Olá meu nome é Sivaldo. pode me passar o local onde compra esses remendos. meu email sbrartesanatodecapimdourado@bol.com.br
    fone 63984676700

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