quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Vai comprar um Opala: Dicas para não cair numa fria na hora de comprar o seu opala.


Muito bem! Você já foi em vários encontros de opaleiros e viu diversos opalas. Já escolheu o modelo, mais ou menos o ano do seu futuro opala e até já juntou o dinheiro para realizar o seu sonho. Tudo certo, não é mesmo?
Mais ou menos, porque é aí que começa algo que pode se tornar um pesadelo para quem está encarando pela primeira vez a compra de um opala: o que você deve verificar no seu futuro carro para não ter que pagar um mico, literalmente?
Essa pergunta todos os futuros opaleiros se fazem e mesmo os mais experientes às vezes têm que fazer força pra não deixar a emoção falar mais alto e evitar problemas.
Pensando nisso, nós do Garagem do Opala resolvemos fazer uma série de artigos sobre o que é importante levar em conta na hora de entrar para o Clube!
E a parte boa é que nós todos aqui já pagamos mico, pois na hora H, quando o vendedor liga o carro e você acelera e sente o motor tremer e ouve o ronco, é difícil lembrar do estado da parte elétrica, dos dutos de ar ou do assoalho do porta-malas. Você só quer saber de acelerar o opalão e curtir, não é mesmo?
Para começar, a pergunta a se fazer é: O que você quer? Um Opala ou uma Caravan?
Se a sua resposta foi Opala, saiba que ele foi produzido com dois modelos de carrocerias: o modelo Coupé, com 2 portas e o modelo Sedan, com 4 portas.
Além disso, você pode preferir os modelos com traços mais antigos (até 79) ou com linhas mais quadradas e modernas (de 80 a 92).
Dica: uma maneira fácil de verificar as diferenças entre as carrocerias é procurar por Opala ou Caravan na parte de imagens do Google. Lá você vai achar várias poses e isso pode te ajudar a definir qual é o seu Opala (ou Caravan).O Opala foi reestilizado diversas vezes, entre 1969 e 1992. Nesse ponto da escolha, o importante é você decidir qual dos tipos de carroceria tem mais a sua cara.

Uma vez definido o modelo de Opala que você quer, o próximo passo é encontrar os Opalas ou Caravans disponíveis para venda. O Opala tem valorizado muito nos últimos anos, pela Tabela FIPE. Isso demonstra um aumento no interesse por esse modelo de carro.
Mas todos nós sabemos que os preços da Tabela FIPE quase nunca são utilizados pelos vendedores, mas ela não deixa de ser uma referência importante para que você analise as variações ano a ano.
Além disso, alguns modelos são mais difíceis de se encontrar e/ou mais caros, como é o caso dos Opalas fabricados antes de 1975 e após 1990.
Você está na frente da ferramenta mais poderosa na busca por opalas: a internet. É a maneira mais prática.
Faça uma busca semanal em sites especializados em venda de veículos e monte um banco de dados com as ofertas que te interessam.
Nesses sites, é possível selecionar ofertas na sua cidade ou região. Fique atento a mudanças de preços e novas ofertas. Abaixo, alguns sites que você pode consultar:

http://www.primeiramao.com.br
http://www.webmotors.com.br
http://www.meucarronovo.com.br

Procure se informar se na sua cidade existe um Clube do Opala.
Alguns desses clubes têm fóruns de discussão na internet e lá você pode encontrar boas ofertas. Comprar de particulares, tomando os devidos cuidados, pode te garantir ótimos negócios se você estiver com o dinheiro na mão. Os estacionamentos e lojas especializadas são menos flexíveis em relação a negociações.
Para começar é isso, e você já tem um belo trabalho pela frente. No próximo artigo vamos falar sobre o que verificar no Motor do Opala quando estiver testando-o para comprar.
Essas dicas foram úteis? Você tem alguma dúvida específica? Você pode nos ajudar a escrever os demais artigos da série – deixe o seu comentário abaixo. Um abraço e até o próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário